Câncer e os cuidados na Alimentação #OutubroRosa

A nutrição/alimentação saudável é um aspecto importantíssimo a ser levado em conta não só na prevenção do câncer, mas também no tratamento dos pacientes com este diagnóstico. Uma rotina saudável ajudará na qualidade de vida e alivio dos sintomas que determinados tratamentos causam nestes pacientes.

Sabe-se, por exemplo, que determinados tipos de câncer levam a alterações metabólicas que aumentam muito o gasto energético do organismo, levando o paciente à perda de peso progressiva e deixando o seu equilíbrio nutricional ainda mais vulnerável. Por isso é muito importante um balanceamento correto do gasto total calórico a ser ingerido no dia a dia do paciente oncológico, a fim de compensar este gasto causado pela doença e evitando assim uma desnutrição acelerada.

Alimentos com alta densidade energética são interessantes de serem usados, ou seja, aqueles com alto valor calórico e nutricional mesmo em pequenos volumes, até mesmo alguns suplementos específicos.

Outra questão são os efeitos colaterais secundários às frequentes sessões às quais os pacientes oncológicos são submetidos. Alguns efeitos frequentes são: enjoos, vômitos, perda do apetite e dificuldade para mastigar e engolir os alimentos.

Também deve ser considerado o aumento do stress oxidativo, ou seja,  elevação da produção de substâncias chamadas radicais livres, desencadeado dentro do nosso organismo pelo próprio câncer e também muitas vezes pelos medicamentos em uso.  Para diminuir o impacto da excessiva oxidação celular é importante que a alimentação do paciente oncológico seja rica em antioxidantes como: selênio (oleaginosas como castanhas, avelãs, amêndoas), vitamina C ( laranja, limão, acerola, goji berry, goiaba) e vitamina E ( abacate, gérmen de trigo, óleos vegetais como azeite extra virgem).

É de extrema importância à atenção nutricional no paciente oncológico, sendo necessária orientação especializada de um profissional qualificado da área de Nutrição.

E aqui vai uma receita hipercalórica para auxiliar no ganho de peso destes pacientes e mega apetitosa:

VITAMINA DE PRESTÍGIO

2 xícaras e meia de chá de leite integral gelado;

1/2 xícara de chá de leite de coco;

5 colheres de sopa sustagen/nutridrink ou outro suplemento indicado pelo Nutricionista;

2 colheres de sopa de coco ralado;

Bata no liquidificador todos os ingredientes e sirva a seguir.

 

Texto: Nutricionista Mariana Parra.

 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrPin on Pinterest

Artigos Relacionados