Que alimentos são indicados a pacientes com câncer? #OutubroRosa

A prevenção do câncer de mama e o uso de alimentos funcionais como compostos quimiopreventivos atuam potencialmente como mecanismos de ação anticarcinogênicos (como os antioxidantes, anti-inflamatórios, anti-hormonais, antiangiogênicos, dentre outros).

Vamos para mais dicas sobre cuidados alimentares e o Câncer. Como já citamos anteriormente, os antioxidantes ajudam a diminuir o impacto da excessiva oxidação celular, então vamos lá:

Incluir:

– Consumir diariamente verduras e legumes no almoço e no jantar, porção de 100gr por refeição. Couve, brócolis, repolho, couve-flor são denominados crucíferas, alimentos que desempenham papel fundamental na proteção contra o câncer.

– Raízes como inhame, cará, batata doce, cenoura, beterraba, mandioca e outras são excelentes fontes de carboidratos de baixo índice glicêmico de boa qualidade que não podem faltar no nosso dia a dia.

– Consumir cerca de 4 a 6 porções de frutas por dia, ricas em vitaminas e minerais antioxidantes e fibras.

– Introduzir grãos integrais na alimentação diária – 2x ao dia.

– Incluir temperos de ervas naturais (alho, cúrcuma e gengibre), pois neles encontramos fitoquímicos capazes de proteger nosso organismo. E evitar o consumo de temperos industrializados.

 – O chá verde pode ser consumido na forma de uma infusão, pois contém catequinas com grande ação antioxidante e anti-inflamatória, importante papel na prevenção do câncer.

– Azeite de oliva extravirgem com baixa acidez um potente antioxidante e antinflamatório, incluído nas refeições diárias, preferencialmente sem aquecer.

 – Ingerir peixes como salmão e sardinha, ricos em ômega 3, pelo menos 1x na semana.

– Incluir 2 a 4 castanhas ou nozes na alimentação, ou seja oleaginosas, pois apresentam gorduras insaturadas e minerais, como o selênio que são importantes na prevenção do câncer.

Evitar:

– Evitar o consumo de alimentos refinados como farinha, açúcar e óleo refinados (soja, milho, canola).

– Evitar consumir doces à base de leite gordo, biscoitos recheados e salgadinhos.

– Não consumir embutidos em geral. Evitar ao máximo as frituras.

– Evitar alimentos com aditivos químicos, corantes, conservantes e adoçantes.

 E vamos para mais uma receita:

Suco rico em antioxidantes

Suco Branco

Ingredientes

1 cacho de uva Itália

1 maça pequena

1 fatia de melão

1 punhado de broto de feijão

Bata tudo no liquidificador com pouca água e depois é só coar.

 

Texto: Nutricionista Mariana Parra.

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